A Câmara Municipal de Paulínia concedeu o título de Cidadão ao advogado Marcelo Pelegrini Barbosa em Sessão Solene realizada no plenário da Casa , na noite do dia 11 de novembro.
A iniciativa do vereador Fábio Valadão , foi aprovada por unanimidade. Os vereadores reconhecem trabalho do advogado em vários processos que contribuíram com o município e em processo de defesa dos próprios vereadores .
Foi uma solenidade muito festiva com a presença de vários vereadores de Paulínia e platéia cheia de amigos, parentes e convidados do homenageado entre eles, Osvaldo Pelegrini, o avô de Marcelo Pelegrini de 96 anos , que também gravou uma mensagem em vídeo para o neto.
Também prestigiaram o novo cidadão com suas presenças, o prefeito de Paulínia, Du Cazellato e sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade , Fernanda Cazellato . O prefeito em exercício de Campinas, Wandão de Almeida, representou o prefeito da cidade , Dário Saad.
O prefeito eleito de Paulínia, Danilo Barros , lembrou da colaboração e contribuição de Pelegrini em processos importantes quando ele foi vereador junto com Du Cazellato e como presidente da Câmara . Os vereadores Cícero Brito, Douglas Guarita e Zé Coco marcaram presença também ao lado vice- prefeito eleito e presidente da Câmara Edilsinho Rodrigues, do presidente da OAB/Paulínia , Dauro Machado e deputado federal Jonas Donizete. Todos usaram a Tribuna para saudar o homenageado, assim como fez o autor do projeto de concessão do título , vereador Fábio Valadão , também advogado de formação, que em sua exposição de motivos destacou que o papel de Pelegrini é amplamente reconhecido não só pela atuação técnica , como pela atenção dispensada aos cidadãos aos cidadãos que o procuram
Nascido em Campinas no dia 3 de outubro de 1977, Marcelo Pelegrini Barbosa construiu uma carreira sólida no direito, área em que se formou em 2000 pela pontifícia universidade católica de São Paulo.
Especializou-se em Direito Constitucional Internacional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, em 2004, e na Universidade de Lisboa, em 2005.
É mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, reforçando uma base acadêmica que serviu de alicerce a sua atuação em diversas cidades da região.
Seu vínculo com Paulínia teve início em 2011, quando assumiu o papel de consultor Jurídico na administração pública do município. Desde então, Marcelo manteve-se ligado à cidade e nunca mais se afastou de sua missão de contribuir para o fortalecimento das instituições e o progresso local.
Ao longo de quase 15 anos, participou ativamente de decisões públicas relevantes, mantendo uma relação de proximidade e diálogo com os três poderes.
Entre 2012 e 2019, num período marcado por uma instabilidade política que abalou a cidade, Marcelo foi um dos principais pontos de equilíbrio, conforme destacou Valadão O vereador e autor da propositura enalteceu uma postura de serenidade, desempenhou papel fundamental na pacificação política e com que sempre acolheu consultas e demandas populares