Câmara debate criação de parques verdes e homenageia talentos da cidade

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (26/11) envio de requerimentos à Prefeitura sobre a criação de dois parques em áreas públicas da cidade.

Um deles seria entre o Paço Municipal e a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, inspirado no Taquaral de Campinas, com playgrounds, pistas de caminhada, academias ao ar livre, áreas esportivas e culturais.

Outro seguiria o modelo de parque linear, uma espécie de corredor verde passando pelos bairros Jequitibás I e II, Jardim Ouro Negro, Morro Alto, Jardim Planalto e Vila Nunes, com o objetivo de recuperar áreas degradadas e oferecer infraestrutura de lazer.

O vereador Flávio Xavier (Podemos), autor das propostas, argumenta que um parque linear pode transformar a região, evitando descarte irregular de lixo e oferecendo espaços de educação ambiental, turismo, atividade física e mobilidade sustentável, como ciclovias e trilhas.

Os requerimentos cobram medidas da Prefeitura, mas, diferentemente de projetos de lei, não obrigam a construção dos parques.