Caminhada Inclusiva de Conscientização do Autismo em Paulínia terá a participação do ASA, projeto que acolhe autistas e familiares.

O Parque Zeca Malavazzi em Paulínia, vai sediar no próximo sábado, dia 30 de abril das 9h às 12 H, a primeira Caminhada Inclusiva de Conscientização do Autismo. O evento foi organizado pela prefeitura do município em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e terá a participação do ASA –  Amor, Superação e Autismo – um projeto existente desde outubro de 2019 que acolhe autistas e seus familiares . O objetivo da caminhada  é colaborar para combater a falta de informação e o preconceito sobre o tema.

O ASA, criado a partir da união de mães com filhos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais que atuam com estas crianças e adolescentes, não só responde aos vários questionamentos dos pais que utilizam os serviços da rede pública e privada, mas também oferece acolhimento e direcionamento, e quando possível (devido à pandemia), atividades de habilidades sociais, através de lives, encontros virtuais e agora retorno gradual às atividades presenciais respeitando os protocolos sanitários. 

Com esta proposta, o ASA pretende instrumentalizar e encorajar as famílias a continuar nesta jornada de acompanhamento e desenvolvimentos de seus filhos, sempre dando voz ao adolescente e ao adulto com TEA.

Segundo Daniela Laubenstein, pedagoga de educação especial, psicopedagoga e pós graduada em intervenção ABA e uma das participantes  da organização do ASA, as famílias, adolescentes e crianças atendidos pelo projeto foram convidados a participar da caminhada e ajudar assim a difundir informações sobre o assunto.

Caminhada

A Caminhada Inclusiva de Conscientização do Autismo terá início às 9h com um trajeto de cerca de 700 metros em torno da Lagoa do Parque Zeca Malavazzi, e além dos integrantes, familiares e profissionais do Asa, vai contar também com a presença do 501 st Legion no Brasil (personagens do Star Wars). Em seguida haverá a apresentação do show Dog do Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil e a programação inclui também uma atividade com o Grupo de Escoteiros Bem-Te-Vi, brincadeiras lúdicas , oficinas recreativas, brinquedos infláveis, passeio de triciclo e pedalinho. O evento é gratuito.

Autismo

O Autismo é uma desordem neurobiológica de ordem genética que altera a forma como o cérebro funciona e afeta o desenvolvimento infantil. Seus sinais aparecem gradualmente com dificuldades na comunicação e interação social, movimentos repetitivos e interesses restritos. É comum o TEA estar associado a outras comorbidades como deficiência intelectual, déficit de atenção e hiperatividade. Como as características do transtorno se manifestam através do comportamento sem traços físicos aparentes é difícil para alguém que não convive com o TEA entender as limitações a que os autistas são submetidos pela sua condição. Situações cotidianas como aglomerações, sons ou iluminação podem trazer conforto ou serem gatilhos para as crises.

“Lidar com tudo isso, a descoberta do transtorno, as limitações, o preconceito, envolvem um alto custo emocional e social para o autista e sua família”, explica Daniela Laubenstein que ressalta que apesar de atualmente ser um transtorno um pouco mais conhecido, o diagnóstico, intervenção e conscientização ainda são desafiadores, por isso a importância de eventos que tratem do tema.