O skate, esporte que já possui representatividade mundial há pelo menos 15 anos, se tornou uma febre no Brasil após estrear como modalidade nas Olimpíadas de Tóquio. Se nos anos 80 o esporte chegou a ser proibido em diversas capitais do país, hoje, escolas da modalidade apresentam filas e as vendas de artigos relacionados aumentaram em 57% provando seu valor e sua força.
Skate no Brasil
Foi também nos anos 2000 que Sandro Testinha, skatista e educador, percebeu que o esporte também servia como ferramenta de inclusão. Assim, trabalhou por dez anos na Fundação Casa em um projeto social ensinando skate para os internos.
Buscando desenvolver e estimular a transformação social e formação cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em 2010, junto com a pedagoga Leila Vieira, Testinha criou a ONG Social Skate, localizada em Poá, região metropolitana de São Paulo. Hoje, a instituição leva esporte e cultura para mais de 200 crianças e adolescentes que, além do skate contam também com aulas de teatro, circo, balé, futebol, basquete e outros esportes.
“Considero gratificante a visita da Dora pois acompanho a carreira dela desde o início. As crianças da ONG a chamam de Dora Aventureira em alusão a personagem de animação infantil. Além disso, o fato dela estar entre as top 10 do mundo as motiva muito., afirmou Testinha.
A skatista olímpica Dora Varella sempre gostou de esportes, mas quando ganhou um skate de Natal da avó aos 10 anos, seu talento logo foi notado pelo pai. Aos poucos, Dora foi evoluindo e aprendendo mais manobras
Nas Olimpíadas de Tóquio representou o Brasil na modalidade Park e finalizou com a sétima colocação. Atualmente, a skatista ocupa a nona colocação no ranking da World Skate. Muito dedicada e focada, Dora realiza treinamentos e tratamentos diários, mas ainda vê o skate como diversão e ama o que faz.
“Para mim é um grande prazer fazer parte dessa ação da Aussie Grill com a ONG Social Skate. Fiquei muito feliz em entregar os skates para as crianças e espero que elas se divirtam muito em cima do carrinho, assim como eu! Foi um dia muito especial!”, disse Dora.
Doação de Skates
O Aussie Grill, restaurante 100% digital que pertence à Bloomin’ Brands, empresa detentora de marcas como Outback e Abbraccio, acredita no esporte e no lazer como ferramentas de transformação social e por isso decidiu convidar Dora Varella para apadrinhar uma doação de skates para a ONG Social Skate.
Os skates farão parte do acervo da instituição e vão ajudar que mais e mais crianças e adolescentes, que sonham em ser a “nova Dora”, tenham uma chance de mostrar que o skate é capaz de construir caminhos e mudar destinos.
“Nós da Bloomin’ Brands nos importamos muito com causas sociais. Em Outback, nós temos o Bloomin Day e queremos que nossa nova marca no Brasil, o Aussie Grill, também tenha uma causa”, afirma Renata Lamarco, Diretora de Marketing da Bloomin’ Brands.
A doação dos skates aconteceu no dia 23 de novembro no próprio espaço da ONG Social Skate com a presença da skatista e de uma das turmas com 15 crianças atendidas pela ONG. Aussie Grill esteve presente ao lado de Dora, que pode inspirar novos talentos e mostrar que o esporte é sim uma ferramenta importante de inclusão, de transformação e diversidade.
Na região de Campinas e Piracicaba, o Aussie Grill já possui quatro operações, localizadas no Iguatemi Campinas, Galleria Shopping, Parque D. Pedro Shopping e Shopping Piracicaba, atendendo a diversos bairros.