Teatro nas escolas: Grupo Último Tipo faz 20 apresentações da peça “Rio que Passa Lá”, para cerca de 5 mil crianças em Campinas


Com a retomada das aulas presenciais nas escolas, o projeto cultural Teatro nas Escolas também retomou a agenda de apresentações por escolas de Campinas.

O projeto leva arte ao ambiente escolar através de diversos espetáculos teatrais, de modo que os estudantes tenham sua atenção despertada de forma sutil e agradável para temas como preservação ambiental, cidadania, valores sociais, respeito à diversidade, entre outros.

Desta vez, é o Grupo Último Tipo que fará apresentações do espetáculo “Rio Que Passa lá” em cerca de 10 instituições diferentes de Campinas, entre escolas municipais e estaduais e até uma OSC (Organização da Sociedade Civil). Até o fim do semestre serão vinte apresentações, para um público previsto de 5 mil pessoas, a maioria da região Noroeste de Campinas, em bairros como Satélite Íris, Campo Grande e Parque Itajaí II. O patrocínio é da Unimed Campinas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Último Tipo é um grupo criado em Goiânia em 1988 e radicado em Campinas desde 1996. Seu extenso repertório inclui 8 peças infantis, 3 espetáculos adultos e 2 para todas as idades, além de dois CDs e um DVDs. Já são mais de 30 prêmios conquistados, entre espetáculos, músicas, clipes e trilhas de filmes, sempre marcados pelo bom humor, a interatividade e a irreverência que simbolizam o grupo.

Fazendo jus à marca Último Tipo, “Rio que Passa Lá” é um espetáculo musical, e mostra a importância da água para a vida, numa espécie de fábula, salpicada por festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê.

O projeto “Teatro nas Escolas” nasceu em 2006 e já circulou por mais de 30 cidades, de 03 estados diferentes, chegando a mais de 130 mil pessoas.

Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.