
A atleta paulinense Alsira Maziero Botim, de 92 anos, foi um dos grandes destaques da V Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo, realizada nos dias 8 e 9 de novembro, em Bragança Paulista (SP). Competindo na categoria 90 a 94 anos, ela conquistou três medalhas — no lançamento do disco, no arremesso do peso e no lançamento do dardo — e celebrou os resultados ao lado da equipe de Paulínia, que participou do evento com a maior delegação: 115 atletas.
Nascida em Cosmópolis, em 27 de janeiro de 1933, Alsira é exemplo de vitalidade e disciplina. Integrante da Associação de Atletismo de Paulínia (AAPA), ela mantém uma rotina diária de atividades: faz hidroginástica nas piscinas municipais, treina atletismo na Pista de Atletismo “Ricardo Alves” e ainda encontra tempo para jogar dominó com os amigos. Para ela, competir é sinônimo de alegria. “Ganhei três medalhas e é a segunda vez que venho aqui para competir. Vim no ano passado e voltei agora. É muito bom para a gente”, contou, animada.
Além das provas, Alsira participou da ação socioambiental promovida pelo Núcleo Social e de Sustentabilidade da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que resultou no plantio de 20 mudas de árvores no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA). Entre as espécies estão jabuticaba, ipê, pitaia, paineira, acerola e canela.
O professor Erick Roberto Gonçalves Cláudio, responsável pelo grupo de Paulínia, destacou o trabalho conjunto entre a Prefeitura e a AAPA para incentivar a prática esportiva no município. Segundo ele, o atletismo máster desempenha um papel fundamental na qualidade de vida dos idosos.
“Ajuda em tudo: força muscular, equilíbrio, condicionamento aeróbico e, principalmente, nos aspectos sociais, como convivência e laços de amizade”, afirmou. Erick também ressaltou a importância da competição: “A Taça Máster reúne atletas de todo o país e dá oportunidade para muitos competirem.”
Com energia e inspiração de sobra, Alsira reafirma que nunca é tarde para entrar em campo — ou na pista — e escrever novas histórias no esporte
FOTO: Alsira Maziero Botim, 92 anos, comemora medalhas no peso, disco e dardo | Foto: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)/Divulgação
