A Defesa Civil de Paulínia monitora atentamente o nível do Rio Jaguari no bairro Bonfim, que corta a Região Noroeste do município. Devido ao volume de chuva (275,85mm, até o dia 29 de dezembro), por isso, o momento é de atenção.
De acordo com o órgão municipal, o monitoramento do manancial é constante devido à grande quantidade de chuva. Hoje o volume de água está baixando, mas está com 3,14 metros.
A Prefeitura de Paulínia conta com pluviômetros. Os equipamentos indicam o volume de chuva – fundamental para a prevenção de acidentes.
De acordo com relatório do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Paulínia registra baixa suscetibilidade natural para ocorrência de deslizamentos. A única preocupação são as enchentes no rio Jaguari, mas há monitoramento constante.
Em Paulínia, a Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias, com equipes treinadas para atender a todo o tipo de ocorrência, desde queda de árvore até destelhamento por vendaval, enchentes, inundações e deslizamentos.
Além disso, a Defesa Civil de Paulínia integra a coordenação regional de Defesas Civis. Com isso, é possível ficar em contato com diversos municípios para alertas de chuvas, por exemplo. O telefone para atendimentos da Defesa Civil em Paulínia é o 199.