
Iniciativa combina formação online, experiência no exterior e projetos em sustentabilidade e STEM. Inscrições vão até 15 de janeiro
O AFS, a mais antiga organização de intercâmbio para jovens do mundo – abriu as inscrições para o programa de aprendizagem intercultural AFS Global STEM Academies 2026 em parceria com a bp, empresa global de energia. A iniciativa visa oferecer bolsas integrais para jovens de 15 a 17,5 anos que dá direito à formação virtual, imersão cultural e projetos práticos em sustentabilidade, STEM e impacto social. As candidaturas podem ser feitas até 15 de janeiro de 2026 pela internet, clicando aqui.
Segundo Ana Paula Castro, Gerente de Operações e Aliança do AFS Intercultura Brasil, o programa é a principal aposta da organização para o próximo ano. “O AFS Global STEM Academies foi criado para formar a próxima geração de líderes em inovação e sustentabilidade, oferecendo acesso à educação, às habilidades e aos conhecimentos necessários para que esses jovens se tornem cidadãos globais ativos e contribuam para um futuro mais sustentável. É o projeto mais completo da parceria com a bp, com 12 semanas de estudos online e quatro semanas de experiência internacional”, afirma.
Como funciona o programa
O AFS Global STEM Academy tem duração total de 16 semanas e é dividido em duas fases. A primeira fase é virtual e compreende 12 semanas, e inclui conteúdos sobre:
- competências globais e convivência intercultural;
- sustentabilidade e impacto social;
- habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática);
- atividades práticas e encontros online com jovens de 15 países.
Desenvolvido pelo AFS e pelo Center for Social Impact Strategy da Universidade da Pensilvânia, o módulo virtual termina com a apresentação de projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
“Essa etapa cria a base teórica e aproxima estudantes de diferentes países. É quando eles começam a desenvolver soluções sustentáveis e exercitam o pensamento analítico e a inovação social”, explica Ana Paula Castro.
Imersão internacional
Depois do período online, a próxima fase compreende uma preparação que dura quatro semanas. Nesse momento, os participantes embarcam para uma experiência presencial em um dos destinos previstos para 2026: China, Egito ou Índia.
A programação inclui:
- atividades aplicadas de STEM;
- visitas a iniciativas de sustentabilidade;
- ações de voluntariado;
- convivência multicultural com jovens de vários países.
Segundo Ana Paula, a fase presencial funciona como um “laboratório real” do que foi estudado no módulo virtual. Ela explica: “Ao concluir o programa, os jovens recebem o Advanced Certificate on Global Competence for Social Impact, concedido pelo AFS e pela Universidade da Pensilvânia. Os bolsistas também passam a integrar a comunidade global de ex-alunos do AFS, com acesso a mentoria, networking e futuras oportunidades internacionais”, orienta.
Segundo ela, o Global STEM Academies, que já está em sua 5ª edição, faz parte do AFS Global STEM Changemakers Initiative, que pretende alcançar mais de 5 mil jovens e educadores nos próximos cinco anos. Até o momento, 627 jovens de 21 países participaram do programa, sendo 56 brasileiros.
Vale ressaltar que, ao longo de todo o processo, os participantes recebem suporte antes, durante e depois da viagem, incluindo a orientação de voluntários treinados; encontros preparatórios; acompanhamento no exterior e após o retorno.
Passo a passo para participar
1) Inscrição
O estudante seleciona o programa no site do AFS e envia o formulário inicial.
2) Candidatura
Inclui entrevistas, envio de documentos e cartas de recomendação. Após a aprovação, a vaga é confirmada.
3) Orientações
Antes do embarque, os candidatos participam de encontros sobre adaptação cultural. O acompanhamento segue durante a experiência internacional e no retorno ao Brasil.
4) Viagem
Com apoio de voluntários, famílias anfitriãs e equipe da AFS, o estudante embarca para as quatro semanas de imersão no exterior.
Sobre o AFS
O AFS Intercultural Programs é uma rede global sem fins lucrativos que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para ajudar pessoas a desenvolver o conhecimento, as habilidades e a compreensão necessárias para criar um mundo mais justo e pacífico. Por meio de programas internacionais de intercâmbio, iniciativas educacionais, voluntariado e advocacy, a AFS capacita pessoas de todas as origens com habilidades globais essenciais — e com a paixão por fazer a diferença.
A AFS Intercultural Programs aproveita o alcance e a força de 56 Organizações Nacionais AFS que trabalham juntas para acelerar o impacto local, global e coletivo. www.afs.org.br
Sobre a BP
A bp é uma empresa global de energia integrada que está reinventando a energia para as pessoas e para o planeta. A empresa estabeleceu a ambição de se tornar neutra em carbono até 2050, ajudando o mundo a alcançar o mesmo objetivo, e definiu uma estratégia para concretizar essa ambição. www.bp.com
