
Diretor Marcio Benvenutti falou na abertura sobre a CECarbon – Calculadorde Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apresentou o programa da Jornada de Descarbonização para representantes de empresas da região de Campinas, no auditório da Escola Senai Roberto Mange, no município, no dia 18 de novembro. Na abertura, o vice-presidente da Fiesp, Paulo Henrique Schoueri, comentou sobre a importância estratégica da Jornada de Descarbonização para a cadeia produtiva da indústria. Representando o setor da construção civil no evento, o diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, Marcio Benvenutti, comentou sobre a importância da Jornada de Descarbonização. Dentro desse contexto de ações voltadas para a sustentabilidade ambiental, ele citou a ferramenta CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, desenvolvida pelo Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP.
A Prefeitura de Campinas assinou em 15 de maio de 2025, termo de colaboração com o SindusCon-SP para promover o uso da CECarbon. Ferramenta gratuita e online, a CECarbon calcula o consumo energético e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas em obras. Com a parceria, Campinas se tornou o primeiro município do Brasil a adotar oficialmente essa calculadora ambiental para o setor da construção civil.
Com a adoção da CECarbon, construtoras, engenheiros e incorporadoras poderão criar inventários de emissões de carbono e energia incorporada, facilitando a elaboração de projetos com menor impacto ambiental. Além disso, os dados podem embasar políticas públicas e servir de base para indicadores de sustentabilidade em edificações.
Etapas – Na apresentação da Jornada de Descarbonização, os representantes da Fiesp detalharam as principais etapas que as empresas devem percorrer para a implementação desse processo nas suas atividades produtivas. Foi destacada a importância de se dimensionar o tamanho do impacto ambiental, abrangendo a cadeia produtiva da empresa e também a de seus fornecedores e como isso repercute nos programas para redução dos gases de efeito estufa.
A primeira etapa da Jornada consiste na empresa realizar um diagnóstico de suas atividades. Em seguida, fazer a gestão desses dados, inventário de gases de efeito estufa e o quanto a empresa emite de gás carbônico. Após essa fase, o programa sugere a otimização dos processos e como as empresas podem minimizar as suas emissões de gases de efeito estufa. A finalização estabelece um plano de redução, bem como as suas fases de execução para que a empresa atinja seus objetivos, dentro das ações voltadas para a descarbonização.
A apresentação da Jornada foi finalizada com empresários e executivos que já estão desenvolvendo esses processos em suas empresas, comentando e respondendo perguntas da plateia sobre principais desafios que encontraram nessa caminhada rumo à descarbonização.
FOTO: Representantes Jornada Descarbonização – Credito : Roncongracacom.jpg

