
A Ultracargo inaugurou, nesta quinta-feira (12), um novo desvio ferroviário que conecta o terminal de etanol da Opla – joint venture com a BP – em Paulínia (SP) ao terminal de Rondonópolis (MT). A obra, que contou com um investimento de R$ 200 milhões, representa um marco na logística brasileira e tem capacidade estática de armazenamento de até 180 milhões de litros.
A cerimônia contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL) e do prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL).
A Opla, fundada em 2017, é atualmente o maior terminal independente de etanol no Brasil. Localizada em Paulínia oferece soluções integradas de armazenagem e logística por meio dos modais ferroviário, dutoviário e rodoviário.
“Quando estive à frente do Ministério da Infraestrutura, trabalhamos intensamente para fomentar o transporte ferroviário no Brasil — foi um verdadeiro renascimento das ferrovias. E agora estamos colhendo os frutos desse esforço. Hoje, celebramos um marco importante: o maior terminal de etanol do Brasil, que conecta Rondonópolis a Paulínia e ao Porto de Santos. Essa estrutura não só permitirá que derivados cheguem com mais eficiência ao Mato Grosso, como também viabilizará que o etanol produzido aqui siga até o porto e ganhe o mundo. Temos dito e reforçado que uma das grandes vocações do Brasil para crescer está na transição energética — e essa transição passa por aqui, passa pelo Estado de São Paulo. Investir em logística de qualidade é fazer a diferença. E São Paulo está no rumo certo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A nova ligação ferroviária tem como objetivo facilitar o escoamento de biocombustíveis, especialmente etanol de milho vindo da região Centro-Oeste, e o transporte de derivados de petróleo destinados ao abastecimento do agronegócio. Segundo a companhia, o desvio está integrado à malha ferroviária da Rumo e conta com 4,4 quilômetros de trilhos, 14 posições de carga e 28 de descarga.
Com capacidade para operar composições de até 80 vagões, o novo trecho possibilita uma tancagem estática de 180 mil metros cúbicos e tem potencial para movimentar até 6 milhões de metros cúbicos de produtos por ano – sendo 3 milhões de m³ de etanol e outros 3 milhões de derivados de petróleo.
A Ultracargo informou ainda que, ao longo deste ano, prevê novas entregas, como a expansão do terminal em Rondonópolis, melhorias em Santos (SP) e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO).