Paulínia será sede do Encceja 2025; inscrições abertas até 2 de maio

Paulínia será uma das cidades-sede para a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. As inscrições estão abertas até o dia 2 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma oficial do exame.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. A aprovação no exame permite a obtenção do diploma de ensino fundamental ou médio. Para participar da prova do ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos até a data da prova. Já para o ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

As provas serão realizadas em um único dia, no próximo dia 3 de agosto, e divididas em quatro áreas de conhecimento, organizadas de acordo com a etapa de ensino. Todo o conteúdo cobrado está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com orientações, exemplos de questões e explicações sobre as competências avaliadas.

O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação dos estados e municípios. No momento da inscrição, o participante também poderá solicitar atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, conforme regras previstas no edital do Encceja 2025.

Antes de efetuar a inscrição, é recomendado que os candidatos leiam atentamente o edital, disponível no site oficial do exame.