Paulínia (SP) garante a 5ª posição entre as cidades com 100 mil a 500 mil habitantes que mais registraram contratações e menos desligamentos no regime CLT ao longo de 2024.
Com um saldo positivo de 2.783 novos empregos formais ainda em atividade, Paulínia está entre as cidades que mais movimentaram o mercado de trabalho no país até agora em 2024. Esse destaque reforça o potencial econômico do município, que soube manter estabilidade em um mercado dinâmico e competitivo.
Os dados são de um estudo da Chawork, empresa de referência em recrutamento e seleção, que aplicou uma metodologia que considera a proporção de 100 mil habitantes, possibilitando que cidades de todos os tamanhos pudessem competir de forma igualitária no ranking de CEPs com melhores oportunidades de emprego no país.
A cidade de Paulínia, com seus 110.537 habitantes, também se destaca por oferecer a maior média salarial dos municípios analisados, pagando uma média de 4,6 salários mínimos aos trabalhadores, conforme o último Censo do IBGE. Essa remuneração coloca o município entre os que oferecem oportunidades de emprego mais atraentes e competitivas, confirmando sua importância no cenário de geração de empregos no estado de São Paulo e no Brasil como um todo
Metodologia do estudo
O CAGED, atualizado mensalmente, coleta informações sobre contratações e demissões em empresas que operam sob o regime CLT em todo o Brasil, e o estudo desenvolvido pela Chawork considerou o saldo de empregos, que representa a diferença entre admissões e desligamentos.
Para permitir uma análise equitativa, levando em conta todos os 5.571 municípios do país, a equipe Chawork normalizou a variável pela taxa de 100 mil habitantes, permitindo que cada localidade presente no ranking pudesse ser analisada em pé de igualdade, com resultados proporcionais à população de cada cidade.
Além disso, foram coletados dados do último Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quanto à média salarial das localidades listadas, para oferecer um panorama completo das oportunidades de emprego nessas regiões.