Paulínia implanta Programa para Recuperação de Aprendizagem

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Educação, implantou o Programa para Recuperação de Aprendizagem – PARA/ Saberes. O objetivo da Administração é oferecer apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem do Ensino Fundamental I.
De acordo com a secretária de Educação, Angela Duarte, com foco nas disciplinas de Português e Matemática, o Programa foi implantado na Rede Municipal na segunda quinzena de maio e deverá atender, até o final do ano letivo, mais de 800 alunos.
“O PARA/Saberes vem sendo desenvolvido, visando ampliar as oportunidades de aprendizagem, articuladas em formas e metodologias ativas, que favoreçam o desenvolvimento dos alunos que apresentam dificuldades”, explicou a secretária.
Segundo ela, a necessidade de implantação do PARA/Saberes surgiu, principalmente, devido ao reflexo produzido pela suspensão das atividades escolares presenciais, em função da pandemia da Covid-19.
“Já existem evidências, ainda que preliminares, do impacto negativo do período de isolamento vividos devido à pandemia, na aprendizagem dos estudantes. Por isso, realizamos um levantamento nas unidades escolares de Ensino Fundamental I e estruturamos esse Programa de apoio aos alunos”, disse.
Também faz parte do Programa, a recomposição de aprendizagens, tendo como foco a redução das desigualdades educacionais e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências adequadas a cada etapa.
“Neste cenário, o estudante participa tanto da recomposição de aprendizagem no período em que estuda, como da recuperação paralela no contra turno”, pontuou a Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação, Andréa Patapoff Dal Coleto.
Para participar do Programa, estão sendo priorizados os estudantes com maiores defasagens e que não consolidaram as aprendizagens prioritárias, que impedem o acompanhamento da aprendizagem ministrada na sala regular.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Além da implantação do Programa PARA/ Saberes, a Prefeitura também assinou o termo de adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal.
O objetivo do programa é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
“Com essa adesão, estamos reforçando o PARA /SABERES, buscando sempre o que há de melhor para a formação e o desenvolvimento dos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino”, concluiu a secretária.