“De Repente Rosa”: Através de experiências, mulheres oferecem carinho e amor a outras mulheres em tratamento do câncer

O De repente_rosa é um grupo de apoio emocional a mulheres acometidas pelo câncer de mama, teve início em setembro de 2020 a partir de uma conversa entre pacientes em uma publicação no Facebook.  Percebemos a necessidade de trocar ideias e experiências e a falta que fazia a todas esse grupo de apoio, iniciamos em 7 mulheres e desde então o grupo vem crescendo,  somos hj 46… no total temos 2 anos e meio de grupo.

 Esse ano procuramos concentrar nosso trabalho em alertar as mulheres sobre a importância de conhecer o próprio corpo, entendemos que somos as pessoas mais indicadas para falar do que “diferente” possa estar nos acontecendo. Estamos com a agenda extensa entre rodas de conversas,  depoimentos e participações em eventos, eventos presenciais e on line. Investimos também na comunicação visual e nosso outdoor deve ser instalado essa semana, a intenção é alertar o maior número de mulheres possíveis e também chamar atenção de toda a população para a importância do Outubro Rosa

O ensaio fotográfico é uma de nossas atividades mais importantes,  a troca de experiências,  o ambiente  de fotografia, maquiagem e o se sentir bem para atividades que envolvem nossa estética.  O ensaio nos ajuda a recuperar a auto estima e nos ajuda a enxergar muito além do corpo judiado por tanta medicação.  Esse é o nosso terceiro ensaio fotográfico e o segundo das nossas parceiras Alessandra Gonçalves e Gabriela Silva,  que tem a importante missão de captar a nossa força de seguir em frente. Não é um trabalho fácil, exige atenção,  cuidado e muito carinho. Mas os resultados nos trazem esperança e o estar se maquinando juntas, mudando de roupa trocando acessórios nos faz sentir bem.

O diagnóstico do câncer nos leva ao estado de solidão,  na maioria das vezes a um sofrimento profundo e o grupo nos traz a importância de saber que temos uma a outra. E que por mais difícil que isso nos pareça sempre há uma maneira de encontrar o caminho.

“SOZINHAS SOMOS PÉTALA,  UNIDAS SOMOS ROSA”