Setor de flores se prepara para estiagem com investimentos em captação de água

A construção de tanques para a coleta de águas pluviais tem assegurado o abastecimento nos períodos sem chuvas e garantido a irrigação das produções de flores e plantas ornamentais. Os produtores investiram também no processo na Cooperativa Veiling Holambra para a irrigação dos jardins, higienização do material circulante e para a limpeza de pisos e sanitários.

Grande parte dos produtores de flores e de plantas ornamentais de Holambra estão preparados para lidar com longos períodos de estiagem, que normalmente acontece nos meses de outono e inverno. O investimento em sustentabilidade, que tanto beneficia o meio ambiente, também atinge a cooperativa por meio da qual a produção é comercializada para todo o Brasil. A Cooperativa Veiling de Holambra (CVH) já conta com um tanque com capacidade de armazenamento de 11 milhões de litros de água captada da chuva, antes obtida de poços artesianos.

O volume amortecido, proveniente desse processo pelos extensos telhados que cobrem todo o complexo da Cooperativa, vem sendo utilizado na irrigação dos jardins e na higienização de peças retornáveis do material circulante, como cestos e porta-vasos que transportam as flores e plantas. Outros usos que estão sendo estimulados é a limpeza de pisos e sanitários e outros fins que não necessitam de água potável.

Essa captação também serve como um colchão para absorver o impacto das fortes chuvas. Além do tanque reservatório, a CVH conta também com mais duas cisternas com capacidade para abrigar 10 mil litros de águas pluviais cada, onde bombas mantém continuamente o uso de seus volumes diários, e, em breve, uma caixa d’água para 100 mil litros de água de reuso. “Queremos dobrar a capacidade, tornando a Cooperativa 70% independente da sua necessidade de água, inclusive considerando o período de estiagem. “Nossos cooperados, conscientes em preservar os recursos naturais, com visão à longo prazo e preocupados com a sustentabilidade do nosso negócio, investem há muitos anos em projetos sustentáveis. Um desses projetos, talvez o principal, é a captação de água da chuva, crucial para manter a produção e a perenidade dos nossos negócios”, informa Jorge Possato Teixeira, CEO da Cooperativa Veiling.