Câmara aprova atendimento preferencial a diabéticos para determinados exames

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (10/5) proposta de prioridade a diabéticos em exames que exijam jejum prévio, como coletas de sangue e ultrassonografia de abdômen. Se o texto por sancionado pelo prefeito, o atendimento prioritário será compartilhado com outros públicos, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Segundo o vereador Cícero Brito (MDB), autor do Projeto de Lei 60/2022, a iniciativa é relevante pois os diabéticos correm risco de ter hipoglicemia quando ficam muito tempo sem comer.

Outra proposta, do vereador Alex Eduardo (Solidariedade), busca substituir sirenes e alarmes em escolas. O objetivo é diminuir os incômodos causados pelo barulho alto a estudantes que apresentam o Transtorno de Espectro Autista (TEA).

“A grande maioria dos autistas tem ouvidos supersensíveis a ruídos emitidos por campainhas e sirenes usadas nas escolas para indicarem início e término das aulas, das provas e do período de recreio”, afirma no Projeto de Lei 47/2022. A ideia é fazer a troca de forma gradativa por alternativas mais suaves, como músicas.