ASA de Paulínia levará vivências e experiências à Semana Mundial de Conscientização do Autismo 2022.

Evento acontecerá na Câmara Municipal de Paulínia no dia 08 de abril e tem o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras.

Em abril do ano passado, foi sancionada no Estado de São Paulo uma lei que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo. O objetivo é que sejam executadas ações, por parte do poder público, para combater a falta de informação e o preconceito em relação às pessoas com autismo.

Nesta mesma direção caminha o ASA, Amor, Superação, Autismo, um projeto  criado em outubro de 2019 em Paulínia, no interior de São Paulo, a partir da união de mães com filhos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais que atuam com estas crianças e adolescentes. O ASA, não só responde aos vários questionamentos dos pais que utilizam os serviços da rede pública e privada, mas também oferece acolhimento e direcionamento, e quando possível (devido à pandemia), atividades de habilidades sociais, através de lives, encontros virtuais e agora retorno gradual às atividades presenciais respeitando os protocolos sanitários.  

Com esta proposta, o ASA pretende instrumentalizar e encorajar as famílias a continuar nesta jornada de acompanhamento e desenvolvimentos de seus filhos, sempre dando voz ao adolescente e ao adulto com TEA.

Segundo Daniela Laubenstein, pedagoga de educação especial, psicopedagoga e pós gaduada em intervenção ABA e uma das participantes  da organização do ASA, a participação do projeto na Semana de Conscientização do Autismo, será de uma maneira dinâmica e diferente, com toda origanização sugerida por pessoas com TEA, que participarão ativamente do evento. “A nossa intenção é levar aos participantes vivências e experiências de pessoas que vivem as situações cotidianas relacionadas ao autismo e assim ajudar as famílias a se conectarem. Desta forma estaremos colaborando para que os pais compreendam os déficits e potencializem as habilidades”, diz Daniela.

A participação no evento, também prevê uma apresentação da pscóloga Paula Porta, idealizadora do ASA e mãe de autista.