Vereadores debatem ações de Saúde Mental e critérios para Bolsa Educação

A Câmara de Paulínia aprovou nesta terça-feira (8/2) proposta para instituir em Paulínia o Janeiro Branco, com campanhas e atividades educativas anuais que despertem a atenção para a saúde mental.

O vereador Paulo Bernarde (Cidadania), autor do Projeto de Lei 09/2022, afirma que a iniciativa pode estimular políticas públicas e evitar problemas sérios, como depressão e suicídio. Se o texto for sancionado pelo prefeito, a campanha passará a integrar o calendário oficial do município.

A educação foi tema de várias propostas apresentadas durante a 2ª Sessão Ordinária. O vereador Cícero Brito (MDB) defendeu mudança no critério para a Bolsa Educação: redução do prazo para candidatos comprovarem residência em Paulínia, de 10 para 5 anos. Ele havia apresentado projeto de lei alterando esse trecho, mas retirou a proposta da pauta, pois a Procuradoria da Prefeitura sinalizou que somente o prefeito tem a competência.

Já o vereador Helder Pereira (PL) cobrou informações do governo sobre gastos municipais quando beneficiários desistem da bolsa.

Foram aprovados títulos de Cidadão Paulinense e apresentados 43 Requerimentos (cobranças de medidas ou informações), 6 Moções (aplausos, congratulações, apelos) e 48 Indicações (sugestões de melhorias).

VISITA E HOMENAGENS

Outra proposta, do vereador José Soares (Republicanos), institui no dia 21 de junho o Dia do Capelão (voluntário que faz orações e presta serviços religiosos). Ele homenageou capelães presentes no auditório.

Antes da sessão, os vereadores receberam visita de alunos e professores do Colégio Adventista de Paulínia. O grupo passou por gabinetes da Casa e convidou interessados em fazer uma oração coletiva.