Resultados e excelência em organização são destaques do Desafio Paulínia de BMX

Campeonato foi prévia do Campeonato Brasileiro de BMX Racing que ocorre entre 5 e 7 de novembro

Um dia inesquecível para atletas em primeiro desafio e atletas há anos defendendo a camisa do Paulínia Racing Bicicross. Esta foi a marca do Desafio Paulínia BMX 2021 realizado em 10 de outubro na pista do Poliesportivo do Monte Alegre. Uma preparação para a equipe organizadora e atletas para o Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2021, o maior evento da modalidade, que ocorre nos dias 5 a 7 de novembro, na cidade.

O Desafio Paulínia de BMX contou com a participação de 223 atletas de 21 cidades disputando 26 categorias. Paulínia inscreveu 141 pilotos da Escola Paulínia Racing Bicicross Formando Cidadãos III, e colocou 85 atletas nas finais, com 32 pódios entre os top 3, que conquistou 11 pódios em primeiro lugar, 10 em segundo e 11 em terceiro.

A iniciação esportiva de crianças e adolescentes inscritos na Escola Paulínia Racing Bicicross – Formando Cidadão III, mantidos através do Patrocínio da Syngenta e Unimed Campinas através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, do Governo Federal.

A competição foi organizada pelo Paulínia Racing Team, com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia e Secretaria Municipal do Esporte. Com o apoio de voluntários, pais, amigo e atletas da modalidade e contou com o apoio das diversas secretarias municipais da Prefeitura, e patrocínio da S2 Bike Shop Paulínia, Meu Colégio de Paulínia, U2e Power Meter, UltraSign, Fast Uniformes e João Barreto Gestão de Riscos.

“A preparação é importante, sempre passamos essa necessidade para nossos alunos. O Desafio é para que eles se preparem emocionalmente e fisicamente para o Campeonato Brasiliero de BMX, para nós organizadores e também para o público. E pudemos ver que estamos preparados, principalmente por conta da união que a família BMX tem em Paulínia”, explica o presidente do clube Júlio Brustolin.

Justamente por ser uma preparação do Campeonato Brasileiro, a equipe multidisciplinar do Paulínia BMX acompanhou seus atletas desde a preparação até a entrega no gate momentos antes da largada de cada categoria. A ansiedade foi sentida por todos, principalmente os alunos mais jovens do projeto.

“Parece clichê, mas os sentimentos estavam à flor da pele. Havia muito tempo que muitos não participavam de provas na pista que treinam e nos dias que antecederam a prova todos estavam entusiasmados para a participação. Tivemos que trabalhar questões emocionais”, explica o psicólogo esportivo do projeto, Renato Melo.

A Equipe de Paulínia entra em competição novamente neste fim de semana, na cidade de Jarinu/SP, na 2a Etapa do Campeonato Paulista e tenta assumir a liderança mantida pelo Americana Bicicross Clube.Camp