
O prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL), recebeu nesta quinta-feira (22) o presidente da Câmara Municipal, Pedro Bernarde (DC), para a devolução de R$ 2.339.357,00 aos cofres do Executivo. O montante corresponde a recursos do orçamento do Legislativo que foram economizados ao longo de 2025.
De acordo com Pedro Bernarde, a devolução é resultado de uma gestão pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e eficiência administrativa, especialmente no primeiro ano de seu mandato à frente da Câmara. “Investimos em segurança, acessibilidade e tecnologia e, mesmo assim, conseguimos reduzir despesas e devolver esse valor significativo ao município”, destacou o presidente do Legislativo.
O prefeito Danilo Barros agradeceu a iniciativa e ressaltou a importância da parceria institucional entre os Poderes. “Agradeço ao presidente Pedro e a todos os vereadores pela eficiência e responsabilidade com o dinheiro público. Esse recurso será investido integralmente na área da saúde, para que possamos avançar ainda mais em um setor tão importante e sensível para a população de Paulínia”, afirmou.
O encontro ocorreu no Paço Municipal e simboliza a cooperação entre o Executivo e o Legislativo em prol do bom uso dos recursos públicos.
Sobre o orçamento da Câmara (Duodécimo)
O orçamento da Câmara Municipal é composto pelo chamado duodécimo, que consiste em repasses mensais realizados pela Prefeitura, conforme determina a Constituição Federal. Esse mecanismo assegura a autonomia administrativa e financeira do Poder Legislativo, sendo limitado a até 7% do orçamento municipal. A economia gerada ao longo do ano permite que valores não utilizados sejam devolvidos ao Executivo para aplicação em áreas prioritárias.
Foto: O prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL) e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Bernarde (DC), durante devolução da sobra d quinquênio à Prefeitura | Foto: Prefeitura de Paulínia/Divulgação
