Radares entrarão em operação em Paulínia a partir de 8 de abril

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, colocará em operação 47 radares, 6 lombadas educativas 4 lombadas eletrônicas nas principais ruas e avenidas da cidade a partir de 8 de abril. Para prevenir acidentes e mortes, a fiscalização eletrônica contará com equipamentos de monitoramento de excesso de velocidade, avanço semafórico, altura, peso, além de lombadas eletrônicas e educativas.

O objetivo da medida é tornar o trânsito mais seguro, uma vez que a fiscalização eletrônica tem eficácia comprovada no cumprimento das leis de trânsito, especialmente dos limites de velocidade. Atualmente, muitos acidentes em ruas e avenidas de Paulínia ocorrem porque motoristas, cientes da ausência de fiscalização, trafegam em alta velocidade.

Essa ação busca contribuir para a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas que circulam diariamente por nossas vias”, afirmou o secretário de Mobilidade e Transportes, Valcir Emerick.

Os radares foram instalados em 2023, já passaram por aferição dos órgãos competentes e estão devidamente sinalizados com placas, conforme determina a legislação. A relação completa dos locais onde os equipamentos foram instalados pode ser consultada no site www.paulinia.sp.gov.br/fiscalizacao.

Antes da fiscalização eletrônica entrar em operação, a Prefeitura de Paulínia realizará uma ampla campanha de conscientização, utilizando materiais impressos e digitais, como outdoors, faixas, banners, folhetos, cartazes e vídeos.

“Nosso foco é conscientizar a população para garantir um trânsito mais seguro. O objetivo não é punir, mas sim preservar vidas”, destacou Emerick.

A Prefeitura também está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, buscando mobilizar e engajar a população na redução do número de acidentes e mortes no trânsito.

A implantação da fiscalização eletrônica foi baseada em um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).