Tragédia ambiental: 36 toneladas de peixes mortos são retiradas do Rio Piracicaba com tratores aquáticos

Cerca de 36 toneladas de resíduos foram retiradas da lagoas do Tanquã, área de proteção ambiental atingida pelo lançamento irregular de poluentes do Rio Piracicaba. A operação, chamada Pindi-Pirá, iniciada no último dia 17 de julho, trabalha na coleta dos peixes mortos

As ações continuam neste domingo (21), segundo a prefeitura de Piracicaba (SP) e Defesa Civil de São Paulo, com uso de hidrotratores, mais de 10 embarcações menores e mais de 30 pessoas no apoio.

Dois hidrotratores, equipamento capaz de fazer a remoção de detritos em ambientes aquáticos, são usados nos trabalhos executados pela mesma empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. Somente neste sábado (20), foram retiradas 12 toneladas de peixes mortos.

No primeiro dia de retirada de peixes do Tanquã nesta sexta-feira (19), depois de testes feitos com o hidrotrator no dia anterior, foram recolhidas 12,1 toneladas 

Entre as toneladas de peixes retirados estão espécies de dourados, mandis, curimbatás.

As ações de retirada são executadas por meio de maquinário, entre os dois tratores aquáticos, além de embarcação de areia, escavadeira e retroescavadeira e barcos menores.

Alguns pontos do Tanquã contam com recolha manual dos peixes mortos.

A operação, denominada Pindi-Pirá, tem colaboração da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e coordenação da Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil do Estado de São Paulo, com participação das equipes de Piracicaba (SP) e Campinas (SP).

Durante a coletiva, a Cetesb explicou as análises que foram feitas nas amostras colhidas e falou sobre as medidas ad

otadas, incluindo a multa de R$ 18 milhões aplicada à usina responsável pelo despejo irregular de resíduos

A Usina São José S/A Açúcar e Álcool foi apontada pela Companhia como a única responsável por essa mortandade, que é considerada a maior que se tem registro em Piracicaba causada por um agente poluidor.

A empresa nega que essa tenha sido a causa da mortandade, mas admite um extravasamento de resíduo