Luta contra o tabagismo é tema de mostra cultural no Shopping Piracicaba

5ª Mostra Cultural Paradas pro Sucesso busca conscientizar diferentes públicos com trabalhos produzidos por estudantes de escolas públicas da cidade

Embora o número de fumantes no Brasil esteja em queda, segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 10% da população adulta brasileira ainda fuma, o que se revela um dado preocupante, principalmente ao olhar para a estatística de mais de 160 mil mortes no país decorrentes do tabaco. É neste contexto, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do cigarro, que o Shopping Piracicaba realiza a 5ª Mostra Cultural Paradas pro Sucesso, até o dia 31 de maio.

A partir da perspectiva de jovens sobre o assunto como forma de engajar na luta contra o tabagismo, a exposição traz cerca de 50 trabalhos de estudantes dos ensinos fundamental e médio de mais de 20 escolas municipais e estaduais de Piracicaba. Os trabalhos ficarão distribuídos em 10 totens, no Piso L1 do centro de compras.

A realização da Mostra é uma parceria inédita do Shopping Piracicaba com o projeto antitabagista Paradas Pro Sucesso. Segundo a cardiologista e idealizadora do Paradas pro Sucesso, Juliana Previttali, as pessoas vão poder interagir, fazer fotos para divulgar e incentivar amigos e familiares na questão do antitabagismo. “Essa interação, além de ser um incentivo às pessoas para pararem de fumar, é uma forma de reforçar a campanha para que os jovens não iniciem no tabagismo, principalmente diante do modismo de cigarros eletrônicos, que podem ser ainda mais danosos para a saúde”, afirma.

Para a gerente de marketing do Shopping Piracicaba, Andreia Vidal, é muito importante para o Shopping receber uma exposição como essa. “Nosso centro de compras é voltado para a família; então é uma oportunidade para o público que frequenta o local refletir e se conscientizar sobre os malefícios do cigarro”.

Segundo a idealizadora, a data escolhida para o encerramento da mostra, 31 de maio, é pela importância mundial do dia. “Trata-se de uma data muito importante para a causa, que é o Dia Internacional de Combate ao Tabagismo. Com várias campanhas simultâneas acontecendo no mundo todo, nosso objetivo é reduzir o número de fumantes ainda mais diante de tantos malefícios”, afirma a cardiologista.

SERVIÇO