Na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paulínia, realizada (20/06/2023), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo nº 112/2023, que denomina um logradouro do município em homenagem a Angelina Pires Guimarães. Essa iniciativa teve como base a Indicação nº 873/2023, de autoria do Vereador Pedro Bernarde, que propôs ao executivo a denominação do sistema de recreio, quarteirão número 88 do loteamento Vila Bressani, em nome da Senhora Angelina Pires Guimarães.
Angelina Pires Guimarães, nascida em 19/09/1945, na cidade de Arthur Nogueira. Filha de Palmiro Francisco Guimarães e Lucia Pires de Andrade, Angelina casou-se com Antonio Celso Cardoso e tiveram uma filha chamada Luciana Guimarães Cardoso.
Angelina tornou-se moradora de Paulínia em 1973, onde viveu até seu falecimento em 12/04/2022, aos 76 anos. Nesse mesmo ano, se tornou integrante do Clube Unidos da Vila, um clube que tinha como objetivo promover a inclusão de negros e de toda a sociedade, sem discriminação, uma vez que, na época, não havia clubes sociais que permitissem a entrada de negros.
Destacando-se na administração do clube, Angelina foi dirigente do Unidos da Vila por quase 4 décadas. Durante esse período, ela desenvolveu um trabalho social notável, utilizando o time de futebol na liga profissional e a escolinha de futebol e vôlei como ferramentas. As festividades no clube e a escola de samba Unidos da Vila contribuíam para trazer alegria à comunidade das vilas e também à cidade como um todo.
Além de sua dedicação ao clube, Angelina prestou serviços como servidora do município, trabalhando na sede do Museu Municipal e no Clube dos Violeiros. Devido aos serviços sociais que desenvolveu, ela recebeu do município a doação de um terreno. Em um prazo recorde, ela construiu um prédio imenso, que se tornou a sede própria do Clube Unidos da Vila, ocupando uma quadra inteira no Bairro Vila Bressani. É impossível não se impressionar com essa conquista e reconhecer que uma mulher de estatura pequena teve sonhos tão grandes para toda uma comunidade.
Angelina Pires Guimarães deixou um legado de orgulho e gratidão por quem ela foi e pelo que realizou em prol da comunidade. Sua dedicação ao Clube Unidos da Vila e aos serviços sociais que prestou demonstram sua paixão por ajudar as pessoas e promover a igualdade. Ela será lembrada como uma mulher extraordinária, cujo trabalho impactou positivamente a vida de muitos e deixou um exemplo inspirador para as gerações futuras.