Ações serão realizadas entre os dias 14 e 18 de outubro destacando a importância do reaproveitamento dos alimentos e da reciclagem das embalagens
Uma em cada dez crianças brasileiras de até cinco anos de idade está acima do peso. É o que conclui o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), realizado no Brasil entre os anos de 2019 e 2020. O número chama a atenção para uma realidade preocupante no país e evidencia a necessidade de uma mudança de hábitos entre as famílias. E é justamente o que propõe o Projeto Super Chef ao trazer para ONGs e para a rede pública de ensino da cidade de São Paulo e de Sumaré, no interior do estado, peças teatrais e oficinais que reforçam a importância dos bons hábitos alimentares e de práticas saudáveis de vida. Pelo menos 2.800 crianças entre 5 e 12 anos de idade serão beneficiadas com as atividades gratuitas, apresentadas de forma lúdica, entre os dias 14 e 18/10. A ideia é que essas crianças reflitam mais sobre a escolha dos alimentos no dia a dia, aprendendo como aproveitar todos eles da melhor maneira, evitando o desperdício. As ações também buscam reforçar a importância de reciclar as embalagens desses alimentos.
O Projeto Super Chef busca incentivar o debate de questões relacionadas à alimentação saudável respeitando o interesse das crianças pelos alimentos, de forma que tenham autonomia para decidir pela melhor opção, compreendendo a importância nutricional de cada alimento escolhido. Para isso, a peça teatral tem fundamental importância na sensibilização das crianças. Pelo menos 60 sessões estão previstas nesta edição do Super Chef, que deve passar por 4 cidades brasileiras, recebendo o patrocínio de empresas de destaque como Carrefour, Sotreq e De Heus.
Em São Paulo e Sumaré, as crianças contempladas pelo projeto Super Chef devem conhecer mais sobre o reaproveitamento da comida e a importância da reciclagem das embalagens. “Saber aproveitar os alimentos na íntegra é combater o desperdício e construir uma alimentação saudável. Da mesma forma, precisamos cuidar do meio ambiente e neste contexto, a reciclagem das embalagens é tão necessária.”, explica Raquel Marques, Gerente de Responsabilidade da Sotreq.