Durante o curso, os alunos desenvolvem competências a fim de ampliar visão crítica e responsabilidades como cidadão.
Na última semana, o Senac Campinas abriu as inscrições para matrículas do Ensino Médio Técnico, ofertado em 19 unidades do estado. São 160 vagas para estudantes concluintes do Ensino Fundamental e, para garantir a inscrição, o estudante ou responsável deve acessar o site do Senac Campinas no dia e horário marcados para realizar o preenchimento do formulário on-line. Caso prefira, a família pode agendar uma visita diretamente com a unidade. Interessados poderão optar em cursar, de forma integrada, os títulos em Informática ou Administração.
O Ensino Médio Técnico da instituição é pioneiro e inovador, pois oferece desde 2019, as novas diretrizes propostas pelo Novo Ensino Médio (Lei 13.415). O curso se preocupa com a formação técnica e cidadã do estudante, proporcionando maior autonomia e desenvolvimento de competências alinhadas ao mundo do trabalho. Além disso, os jovens passam por uma sólida preparação para grandes provas, como o Enem e vestibulares, e situações de ensino-aprendizagem que possibilitam soluções de questionamentos da vida cotidiana.
“O ensino médio integrado é uma rica oportunidade para o jovem que busca, além da formação básica do Ensino Médio, experienciar suas potencialidades para o exercício de uma profissão como Técnico em Informática ou Administração”, comenta Heloísa Vendramini, mestre em educação e gerente do Senac Campinas.
Ensino aliado à tecnologia e integração dos saberes
Cada vez mais conectado às tecnologias e formas de retenção do conhecimento do estudante, o Senac São Paulo chega ao próximo ano letivo com 100% de sua rede de professores treinados para utilizar plataformas como o Minecraft: Edição Educacional, da Microsoft. Ao todo, foram habilitados 440 educadores para interagir com os alunos em sala de aula.
Além disso, na unidade de Campinas, os alunos desenvolvem o projeto do ano letivo, mobilizando áreas de conhecimento, além do projeto de vida. Entre as propostas, existem campanhas sociais, elaboração de sites e aplicativos, grupos de estudos para preparação para o Enem e outros.
Para Heloísa, o maior diferencial é o Jeito Senac de Educar, que tem como princípio a autonomia das pessoas, organizações e comunidades. “Assim, contribuindo para que o aluno seja estimulado a um contínuo processo de desenvolvimento, gerando ferramentas para a ampliação da visão crítica de mundo, defendendo seus direitos e assumindo responsabilidades como cidadão atuante”, explica.
Formação de qualidade ao alcance de todos
Para que mais jovens tenham a oportunidade de acesso a um ensino de qualidade e alinhado às demandas do mundo do trabalho, o Senac Campinas dispõe de vagas para bolsistas, via Programa Senac de Gratuidade, além de descontos especiais para alunos egressos de escolas públicas, irmãos de alunos já matriculados e dependentes de contribuintes da instituição.
As oportunidades valem para todos os títulos técnicos oferecidos para este nível de ensino. Para ser elegível, basta comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos federais por pessoa. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição.