No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8/3), os vereadores de Paulínia aprovaram proposta para estimular a participação feminina na política. O projeto de lei busca instituir anualmente campanhas e ações de conscientização na cidade, incluindo palestras e cursos de capacitação e incentivo para que as jovens votem a partir dos 16 anos.
O sistema “A Mulher na Política” é uma iniciativa do vereador Gibi Professor (PTB). Segundo ele, a medida é importante porque, apesar das conquistas já alcançadas, a representação feminina ainda enfrenta barreiras. Os demais vereadores também parabenizaram as mulheres pela data e se manifestaram contra casos de discriminação e feminicídio.
Outro projeto aprovado visa obrigar a publicação das escalas de médicos que atuam na rede de saúde municipal, com as seguintes informações: nome de cada profissional, jornada de trabalho semanal e local, horário e setor onde presta serviço.
De acordo com o vereador Fábio da Van (Cidadania), autor da proposta, é direito do cidadão ter mais acesso a informações sobre o trabalho prestado nos plantões, principalmente quando está na fila de espera por atendimento.