
Mais de 2 mil profissionais da educação de Paulínia participaram, nesta segunda-feira (28), do 1º Encontro Municipal de Educadores de Paulínia (EMEP), que teve como tema “Bem-Estar Integral: O Papel Pedagógico da Escola na Formação de Mentes, Corações e Ações Preparadas”.
Realizado em dois períodos, o evento aconteceu na Câmara Municipal de Paulínia, Associação Esportiva Paulinense (AEP) e Auditório Carlos Tontoli, no Paço Municipal e reuniu professores, monitoras, diretoras, coordenadoras pedagógicas e demais profissionais da área, em um espaço de escuta, aprendizado e troca de experiências.
A abertura contou com a presença da secretária adjunta de Educação de Paulínia, Emília Aparecida Bertapeli de Carvalho, que destacou a importância de investir no bem-estar dos educadores como parte fundamental de uma educação transformadora.
A palestra principal foi ministrada por Valentin, pedagogo formado pela PUC-SP e mestre em Ciências da Religião com ênfase em estudos budistas pela Fo Guang University, de Taiwan. Ele também possui pós-graduação em Gestão Emocional nas Organizações pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e pelo Santa Barbara Institute, dos Estados Unidos. Além disso, é facilitador dos programas CBCT (Treinamento Cognitivo Baseado na Compaixão) e SEE Learning (Educação Social, Emocional e Ética) pela Universidade Emory (EUA), gestor de projetos na ONG Gaia+ e autor de livros didáticos.
Durante sua apresentação, Valentin abordou a necessidade de enxergar a escola para além da transmissão de conteúdo, reconhecendo seu papel essencial no desenvolvimento pleno do ser humano – mente, corpo e emoções.
O EMEP marcou o início de um novo ciclo de reflexões sobre práticas pedagógicas mais humanizadas e integradoras, reforçando o compromisso da Rede Municipal de Ensino de Paulínia com a formação de sujeitos conscientes, empáticos e preparados para os desafios do presente e do futuro