
A Braskem, petroquímica global com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, e com unidade há 17 anos em Paulínia, anuncia a entrada em operação do Brilliant Future, seu primeiro navio sob leasing. A embarcação, avaliada em US$ 80 milhões, fará o transporte de etano na rota entre os EUA e o México.
O navio tem 188 metros de comprimento e capacidade de armazenamento de 36.000 m³, podendo transportar cargas a uma temperatura de até -104°C. Outra vantagem é o motor bicombustível, que funciona com óleo de bunker e etano, representando uma redução de 40% nas emissões de CO2. Além disso, o navio apresenta excelência na economia de combustível, pois possui alta eficiência em propulsão.
“É um marco significativo e reflete o nosso compromisso com a inovação e o crescimento da indústria naval. A nova embarcação representa mais um passo na jornada da companhia para alcançar um desenvolvimento sustentável e competitivo no mercado global”, afirma Silvia Migueles, diretora de Logística da Braskem.
A petroquímica possui um portfólio completo de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, indústria, setor automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros, oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas.
Brilliant Future em detalhes – O novo navio foi construído no estaleiro YAMIC, na China, e projetado para ter uma estrutura compacta, maximizando o uso do espaço de carga. “A embarcação é equipada com três tanques do tipo StarTrilobe, o que aumenta a capacidade de armazenagem em cerca de 25% quando comparada aos tanques tradicionais”, explica Silvia.
O Brilliant Future faz parte do projeto Seas of the Future, uma iniciativa da Braskem que visa reduzir os custos do transporte marítimo de produtos químicos, além de garantir mais segurança e competitividade. “A embarcação integrará uma frota de seis navios, sendo que o próximo deverá ficar pronto em junho deste ano, seguindo a rota EUA – México”, finaliza a diretora