A iniciativa da Prefeitura de Paulínia, em parceria com a Refinaria de Paulínia (Replan), realizada na 5 feira (19.dez.2024) também incluiu espécies consideradas em risco de extinção, como o Jequitibá-rosa e a Palmeira-juçara.
Ao longo de 2024, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também promoveu o plantio de mais 700 mudas, entre elas Saguaraji, Bacupari, Ipê-branco, Ipê-amarelo-do-cerrado, Pau-ferro, Farinha-seca, Guanandi, Ingá-do-brejo, entre outras.
Santa Terezinha, Serra Azul, Parque da Represa, Vila José Paulino Nogueira, Parque das Árvores e Jardim Fortaleza foram alguns dos bairros beneficiados com novas áreas verdes.
O Parque Brasil 500, que abriga a Prefeitura e o Teatro Municipal de Paulínia, recebeu o plantio de 5 mil mudas de árvores nativas e atrativas à fauna, contribuindo para a ampliação dos ciclos microclimáticos dessa área, que, há quase 15 anos, não existia.
Além disso, plantios também foram realizados nas unidades escolares da cidade. Somados todos os plantios, a Prefeitura alcançou a marca de 5.700 árvores plantadas