Creche de Paulínia ganha prêmio internacional de educação na Europa

A creche Antônia Joana Barsi Ferrari, conhecida como creche da Lagoa do João Aranha, de Paulínia, ganhou o prêmio Educação Sustentável para a 1ª Infância, na 74ª Conferência Mundial da Omep World, que aconteceu em Atenas, na Grécia. 

Entre os cinco projetos premiados, estava o ‘De Boa na Lagoa’, que foi escolhido para representar a América Latina na premiação. O programa já foi vencedor em outros prêmios como, Histórias que transformam, Meu Pátio é o Mundo e Fundação Lemman Conectando Boas Práticas.  

O PROJETO 

O ‘De Boa na Lagoa’ começou a ser desenvolvido em 2021 e tem como objetivo desenvolver valores como sustentabilidade, respeito e cidadania em crianças com idade entre 0 e 3 anos de idade, incentivando os pequenos a participarem ativamente da transformação da comunidade em que vivem. 

Com intervenções artísticas desenvolvidas pelos alunos da creche, o entorno da unidade, que sofria com problemas como descarte irregular de lixo e a presença constante de usuários de drogas, foi revitalizado. A mobilização partiu da própria comunidade, que identificou essas demandas e desenvolveu junto à creche ações de incentivo e uso positivo do espaço público. 

De acordo com a direção da creche, os resultados podem ser observados pela transformação do local, pela participação ativa da comunidade em mutirões e eventos, pelas parcerias firmadas e por ter chamado a atenção do poder público para as reais necessidades da população. 

Menina participa de intervenção em creche de Paulínia (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia)