Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto caipira neste sábado

Apresentação terá Villa-Lobos, peças para viola caipira e orquestra com participação do violeiro Neymar Dias

No ano em que celebra uma década de existência, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI) apresenta o concerto Paisagens Caipiras. Sob a direção artística e regência do maestro Paulo de Paula, a noite promete uma fusão inesquecível de música erudita e caipira, destacando a participação do solista convidado Neymar Dias na viola caipira. O show acontece neste sábado17, às 20h, na sala Acrísio de Camargo (Ciaei).

Para marcar esta data especial, a apresentação será gravada e lançada nas principais plataformas de streaming e nos canais da Orquestra, levando a riqueza desse encontro para ainda mais pessoas.

O repertório selecionado homenageia Heitor Villa-Lobos, amplamente reconhecido como um dos maiores compositores do século 20. Ao longo de sua vida, Villa-Lobos explorou a vasta riqueza da música brasileira, realizando inúmeras viagens pelo interior do país em busca de inspiração para suas criações. Suas obras reúnem a música popular e clássica.

OSI executará a obra Bachianas Brasileiras nº 2, inspirada em temas do universo interiorano. “Cada movimento desta obra revela aspectos distintivos dessa cultura, culminando na aclamada e nostálgica O Trenzinho do Caipira, que tem o poder de transportar a audiência para a vida e a cultura rural brasileira”, destaca o maestro Paulo de Paula.

Além dessa homenagem a Villa-Lobos, Neymar Dias, um inovador no universo musical, deve encantar o público presente com seu Concertino para Viola e Orquestra. Suas composições mostram como esses universos, embora distintos, se conectam de forma harmoniosa.

Paulistano, violeiro e multi-instrumentista, a jornada musical de Neymar Dias  começou aos quatro anos de idade, por influência de seu pai, compositor de música caipira. Posteriormente formou-se em composição e regência pela FAAM, tendo integrado importantes orquestras como a OSUSP e a Experimental de Repertório.

Com oito álbuns gravados, transita com versatilidade entre os gêneros da música popular e erudita. Compositor, arranjador e instrumentista, colaborou com artistas como: Inezita Barroso, Nelson Aires, Mônica Salmaso, Dori Caymmi, Ivan Lins, André Mehmari e Toninho Ferragutti. Destaque para indicação ao Grammy Latino em 2014 pelo CD Festa na Roça, em parceria com Ferragutti.