Sorrir e conversar sem constrangimentos são essenciais para a autoestima e qualidade de vida das pessoas. Na era das selfies, ter um sorriso bonito e saudável se tornou ainda mais importante. Afinal, o sorriso tem papel fundamental na autoconfiança e bem-estar.
No Brasil, infelizmente, a perda dentária é uma realidade mais comum do que se imagina. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 34 milhões de brasileiros já perderam 13 dentes ou mais.
A falta de dentes pode provocar uma série de transtornos físicos e emocionais, como problemas psicológicos, sociais, dificuldade de mastigação, má digestão e até dificuldades na fala.
Para solucionar esse problema e reabilitar o sorriso dos pacientes, a Odontologia conta com tecnologia cada vez mais avançada. Uma das novas técnicas é a Cirurgia Guiada de Implante, indicada principalmente para quem não possui dentição total.
A Cirurgia Guiada de Implante é um método minimamente invasivo de implantes e não necessita de incisões (cortes com lâminas), descolamentos de fibromucosa e nem ao menos suturas, já que as perfurações são feitas apenas com a broca. Com isso, o sangramento e o uso de medicamentos no pós-operatório são muito menores.
Todo o planejamento do implante é feito com base em exames minuciosos. Imagens radiológicas (2D ou 3D), modelos de estudo, guias cirúrgicos e exame físico são fundamentais antes do procedimento. Com isso, a cirurgia guiada tem alto nível de previsibilidade.
Após todo o planejamento, é produzido um guia cirúrgico com base na arcada dentária do paciente nas simulações realizadas em computador. É através deste guia que o profissional vai fixar os análogos dos implantes para confecção do modelo de trabalho no qual será realizada a prótese temporária ou permanente.
Nesse caso, os pinos de titânio são instalados nos ossos por meio da cirurgia menos invasiva. Em vez de cortes, como na versão tradicional, são feitos furos pequenos na gengiva. Como a guia já dá o lugar exato onde o implante deve ficar, dispensa o uso dos cortes exploratórios. Assim, o procedimento fica mais simples.
Com receio dos incômodos causados pela cirurgia, muitos pacientes deixam de colocar implantes. Mas na cirurgia guiada, o desconforto é bem menor e o paciente passa pelo processo sem dor e de maneira mais tranquila.
Recuperar o sorriso através da restauração dos dentes perdidos traz inúmeras vantagens aos pacientes, como aumento da autoestima e também da saúde bucal. E a Cirurgia Guiada de Implante é mais um avanço da Odontologia que garante um processo confortável e seguro.
Rafael Morais Bersan é cirurgião dentista e pós-graduado em Implantodontia e Cirurgias Avançadas e em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, pela Escola Paulista de Medicina.