Dinâmica inspirada em “Divertida Mente” evidencia a empatia entre as crianças

Projeto Emoções e Sentimentos, do Colégio RDS Swiss, ensina aos alunos do Integral como organizar as emoções

Uma reação química, dentro do nosso corpo, é responsável por uma explosão de raiva que quase ninguém consegue segurar. Na verdade, conter a raiva talvez nem seja a melhor opção. E se as emoções fluíssem naturalmente, como se tivessem sido libertadas da gaiola? Saber identificar as emoções e os sentimentos, dar nomes a eles e administrar as reações que eles provocam no nosso corpo são objetivos do projeto Emoções e Sentimentos, desenvolvido pelo Colégio RDS Swiss com os alunos do Integral.

O trabalho teve início em abril deste ano e se baseia no filme “Divertida Mente”, cuja continuação, lançada em junho, bateu record de bilheteria no Brasil em 2024; e no livro “O monstro das Cores”, de Anna Llenas. Durante os últimos três meses, as crianças, que têm entre dois e cinco anos, aprenderam sobre as emoções e os sentimentos, entendendo o que são, como se manifestam e como devem ser trabalhados. A responsável pela implantação do projeto é a professora do Integral Luísa Centeno Azevedo, que entende a importância de falarmos sobre o que sentimos. Luísa conta que já incentivou as crianças a usarem xarope do não, para que aprendessem a se posicionar, explicando o que não as agrada. “Quando começamos o projeto, eles não sabiam identificar nenhuma emoção e nenhum sentimento. Hoje, eles conseguem perceber e verbalizar o que sentem e já sabem até do que precisam”, explica a professora.

As atividades do projeto passeiam entre a teoria e a prática. Depois de lerem o livro, assistirem ao filme e terem o direcionamento da professora, eles dão início às atividades e é neste momento que as emoções correm soltas. Durante as aulas, eles já desenvolveram o repelente do medo; confeccionaram a senhora empatia, uma almofada que compreende o outro e oferece aquele aconchego; construíram a cadeira do abraço, um espaço voltado para ajudar o colega que está precisando de atenção e carinho. E esse é dos pontos altos do projeto. Segundo a professora que acompanha a turma, a empatia é um comportamento presente entre os pequenos. “É emocionante ver as crianças tentando ajudar o colega que está chorando ou que está bravo com alguma situação. Eles imediatamente encaminham o coleguinha para a cadeira e dão um abraço coletivo”, explica Luísa.

A próxima atividade já está em desenvolvimento e virá com o propósito de fazer com eles respirem e reflitam mais antes de ficarem aborrecidos ou preocupados com algo. “Estamos confeccionando o ursinho da calma, que terá cheiro de camomila e lavanda. A ideia é fazer com que eles afastem a tal ansiedade, compreendendo o poder da calma”, alerta Luísa.

As emoções e os sentimentos trabalhados em sala de aula ultrapassam as paredes do colégio e chegam até as famílias. Um dos objetivos do projeto é levar esses ensinamentos para os pais, para que eles também possam praticá-los. “As crianças levam os experimentos para casa e os pais adoram. Os pequenininhos saem do colégio carregando a senhora empatia e conquistam todo mundo”, conta a professora, que teve a ideia muito bem acolhida pela coordenação da escola, já que evidencia a necessidade das pessoas conhecerem os sentimentos, para que possam trabalhá-los de forma natural e saudável. Silvania Lena, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais do RDS Swiss, revela uma transformação no comportamento das crianças. “É muito interessante acompanhar esse processo, porque o que acontece é uma alfabetização emocional. E nós sabemos que ela é fundamental para o desenvolvimento da sociedade”, pontua Silvania.

O projeto Emoções e Sentimentos seguirá por esse mês de julho, quando as crianças terão a oportunidade de ir ao cinema para assistir ao filme “Divertidamente 2”. A ideia é trabalhar as novas emoções presentes na animação. “As crianças já estão interessadas pelo filme e nós ficamos muito felizes com esse retorno”, finaliza Luísa.

Senhora empatia foi confeccionada pelas crianças