Após 3 meses de curso, 40 crianças se apresentaram em um teatro junto com uma orquestra profissional
A Plastipak, empresa de embalagens sustentáveis com sede em Paulínia, em parceria com o Instituto Hope Box, organização sem fins lucrativos que atua com suporte educacional para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promoveu uma oficina musical de três meses para 40 crianças da comunidade Caboré, localizada na capital paulista.
A oficina, que teve como objetivo despertar a criatividade e a musicalidade das crianças, utilizou materiais reciclados para a construção de instrumentos musicais. No dia 6 de junho, as crianças realizaram uma apresentação musical no Teatro Caritas, em São Paulo, com a participação da Orquestra de Sucata.
Para o diretor da Plastipak e embaixador de sustentabilidade do Instituto, Evandro Pereira, a jornada desses 3 meses foi incrível. “Após esses meses reciclando e transformando os materiais em instrumentos musicais, hoje é dia de celebrar a conquista dessas crianças que, com certeza, saem daqui com grandes aprendizados”, afirmou.
É importante destacar que as crianças da Caboré residem em uma comunidade considerada uma das piores para se viver na capital paulista, de acordo com dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A iniciativa da Plastipak e do Instituto Hope Box visa contribuir para a transformação social da comunidade, através da educação e da cultura.
Ao final da apresentação, um momento especial marcou a trajetória das crianças na oficina: a certificação de todas elas como músicos da Oficina de Sucata da Plastipak pelo movimento Projeto Bora Reciclar.