Mais de 6 mil estudantes são esperados em evento gratuito no sábado, dia 12 de agosto
Acontece no Expo D. Pedro no dia 12 de agosto, sábado, das 13h às 18h, o 15º Fórum de Profissões, realizado pelo Grupo Primavera. O evento anual gratuito possibilita que alunos da rede municipal e estadual de ensino – e público em geral – tenham contato com profissões técnicas fundamentais no mercado de trabalho. Em parceria com o Expo Dom Pedro, que cederá o espaço, o evento é sem fins lucrativos.
Profissionais de empresas como Buckman, CI&T, EagleBurgman, IMA, Sanasa e Robert Bosch, e dos colégios técnicos de Campinas e região – COTUCA, ETECAP, COTIL, ETEP Paulínia, BENTÃO, IFSP, SENAC e CEPROCAMP – irão esclarecer aos visitantes sobre os cursos técnicos e as funções que as empresas mais necessitam em seu quadro de funcionários. A orientadora Grá Ceolin e a Conecta.ID também estarão no evento, acolhendo os jovens e oferecendo orientação profissional por meio do autoconhecimento. O empreendedor Leo Pinheiro, especialista em gestão estratégica e inovação, fará a palestra “Habilidades e paixões”, durante o Fórum. “Nosso objetivo é motivar os estudantes a seguir com os estudos, proporcionando uma ampla visão sobre cada curso e profissão e uma escolha mais assertiva dentro da área de seu interesse”, explica Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera.
O Fórum integra as atividades oferecidas pelo Projeto Pacto- Preparando Adolescentes para o Colégio Técnico – que, neste ano, completa 21 anos de existência. O curso é oferecido pelo Grupo Primavera aos estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental II das escolas públicas e moradores da região dos Amarais que estão se preparando para o vestibulinho com aulas diárias como reforço escolar. No Pacto, eles têm a oportunidade de estudar de forma diferente, com metodologia e uma rotina intensa de aprendizado, com disciplina e foco.
A expectativa é que mais de 6 mil jovens interessados em ingressar nos principais colégios técnicos da região participem do Fórum, muitos deles acompanhados de seus familiares, como vem ocorrendo nos anos anteriores.