Câmara de Paulínia aprova programa para autistas e combate à violência contra a mulher

Os vereadores de Paulínia aprovaram, nesta terça-feira (30/5), importantes projetos na área social. Um deles garante benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em eventos promovidos ou apoiados pelo município de Paulínia.

Se o texto for sancionado pelo prefeito, esse público terá prioridade de acesso na entrada; assentos preferenciais; espaço de descanso (ambiente adaptado), atendimento especializado e desconto de 50% nos ingressos.

O autor, vereador Loira (DC), afirma que a proposta busca garantir a inclusão efetiva dos autistas e de seus acompanhantes em eventos culturais, esportivos e de lazer. “A adaptação dos eventos municipais às suas necessidades é uma forma de promover igualdade de oportunidades”, justifica.

Também foi aprovado em Plenário o Programa de Cooperação Código Sinal Vermelho, de ajuda rápida a mulheres vítimas de violência. O objetivo do vereador Cícero Brito (MDB) é que, ao ver pedido de ajuda com um “X” na palma da mão, comerciantes e servidores públicos contatem o número 190 (Emergência – Polícia Militar).

Outras propostas votadas foram o programa “Catarata Zero”, ampliando acesso à cirurgia de catarata para quem precisa do procedimento (ideia do vereador Alex Eduardo-Solidariedade) e campanha de prevenção de doenças cardiovasculares em mulheres (iniciativa do vereador Fábio da Van-Cidadania).

A Câmara ainda aprovou, em primeira discussão, mudança na Lei Orgânica para ampliar o número de vereadores paulinenses, de 15 para 17. O texto precisa passar por nova discussão, em 30 dias.