Jardim Botânico de Americana terá ação de conscientização sobre o câncer colorretal

Ação será realizada nos dias 17 e 18/03 pelo Grupo SOnHe com apoio da Secretaria de Saúde da Cidade

A informação é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de uma série de doenças, dentre elas o câncer. Sendo assim, o mês de março recebe o laço azul marinho com a missão de conscientizar a população sobre o câncer colorretal e o Grupo SOnHe, com apoio da Secretaria de Saúde de Americana, realiza a Blitz da Conscientização. A ação vai ocorrer no Jardim Botânico, nos dias 17 e 18/03, e será voltada para o público que frequenta o espaço. Durante a blitz, serão distribuídos materiais educativos sobre a doença, com o objetivo de levar informação para que a própria população seja disseminadora de informações ligadas à prevenção do câncer colorretal, que é o segundo mais frequente no Brasil entre homens e mulheres com mais de 60 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o diagnóstico de mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal para cada ano do triênio de 2023 a 2025. Apesar dos números alarmantes, o câncer colorretal é considerado um tumor que apresenta 80% de chance de cura quando o diagnóstico é realizado em estágios iniciais. No Brasil, o rastreamento na população é indicado a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o exame indicado. Ainda de acordo com o Inca, em 2020 ocorreram 20.245 mortes por câncer de cólon e reto no país. Os principais fatores de risco estão associados ao comportamento, como sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco, além de baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.

Nos últimos meses, a doença ganhou destaque na mídia em função da morte de Pelé e Roberto Dinamite e do anúncio das cantoras Simony e Preta Gil sobre o recente diagnóstico. No caso das duas mulheres, o que chama a atenção é o fato do tumor ter se manifestado antes dos 50 anos, sendo chamado de câncer de início precoce. Rafael Luís, coordenador da oncologia clínica do UNCACON Americana, 30% dos casos poderiam ser evitados com um estilo de vida saudável, com exercício físico regular, alimentação rica em fibras e verduras, baixo consumo de embutidos e carne vermelha. “O estilo de vida moderno tem sido um fator importante na incidência do câncer colorretal em pessoas mais jovens. Por isso, é preciso estar atento aos hábitos saudáveis e incorporá-los ao nosso dia a dia”, alerta.


O secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira destaca que a população em geral precisa incorporar práticas saudáveis no dia a dia e que o evento tem como propósito chamar a atenção sobre isso. “É preciso que as pessoas busquem sempre manter hábitos saudáveis, principalmente em relação à alimentação e atividade física, além de realizar os exames preventivos periodicamente. A ação no Jardim Botânico propõe um convite para que todos se mobilizem nesse sentido, fomentando a promoção da saúde”, enfatiza