Desde 2021, o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – tem incentivado toda a cadeira da floricultura nacional – do produtor ao lojista – a comemorar a data, como já acontece em vários países. A orientação é para que as campanhas sejam direcionadas para as relações importantes, destacando todas as formas de amor, sejam elas entre pais e filhos, parentes, amigos ou nas relações de trabalho
No caminho para consolidar o Valentine´s Day no calendário brasileiro de datas especiais, o setor nacional de flores e plantas ornamentais procura unir toda a cadeia com orientações para a realização de campanhas institucionais que incentivem homenagens a “todas as formas de amor” no dia 14 de fevereiro. O Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura – considera a data como uma excelente oportunidade para que as pessoas expressem suas afeições a alguém especial e que mereça ser lembrado, como já acontece em diversos países. “O Brasil, como os demais países latinos, se encaixa perfeitamente na celebração desta data como o ‘Dia do Amor e da Amizade’. Também somos um povo simpático, atencioso, afetuoso e carinhoso com aqueles que nos cercam. Por isso, queremos aproveitar para valorizar e celebrar essas relações que são essenciais para a nossa vida”, explica o presidente do Ibraflor, Kees Schoenmaker.
Campanhas
As principais cooperativas e centrais de vendas de flores e plantas ornamentais já se antecipara, e aproveitarão a data para oferecer os seus produtos. A campanha da Cooperativa Veiling Holambra (CVH) para o Valentine’s Day, por exemplo, traz o slogan “Toda flor é amor”. A proposta é reforçar a flor como aa linguagem do amor, lembrando que as pessoas podem aproveitar a data “para expressar gratidão a quem se ama”. Para impulsionar as vendas, foram produzidos banners e cartazes para os pontos de venda com produtos das três categorias: flores de corte e de vaso e plantas ornamentais. A Cooperflora focará nos diferentes tipos de amor para reforçar que a data não é exclusiva para os casais apaixonados, sendo “uma ótima oportunidade para presentear amigos, familiares ou alguém que admiramos”. “A comemoração deve estar diretamente relacionada ao carinho e a importância que a pessoa presenteada possui em sua vida”. Para fomentar o poder de representatividade que as flores têm, será fomentada a venda de diversas variedades e cores para possibilitar ao comprador decidir qual sentimento ele quer transmitir ao presentear alguém especial.
Também o Ceaflor desenvolveu campanhas para valorizar todas as “relações de amor” e reforçar a tendência de presentear com flores os relacionamentos afetivos, em suas variadas formas. Para tanto, destacará o grande leque de opções que, inclusive, permite expressar a personalidade da pessoa homenageada. “Pessoa alegres, por exemplo, podem ser homenageados com a escolha de uma paleta de cores vivas. Para as mais discretas, os tons ferrosos são os mais indicados. E, para as radiantes, as flores amarelas são perfeitas. O vermelho e os tons quentes atendem aos mais românticos. Azuis, cinzas e folhagens são ideais para homens mais tradicionais” indica.“Para que o setor possa consolidar essa data no calendário brasileiro, é importante que todos os elos da cadeia, principalmente o comércio varejista, participem da campanhas, compartilhando as artes oferecidas pelo Ibraflor, pelos produtores, cooperativas e centrais