Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta quarta-feira (16/11) proposta para obrigar que bares, restaurantes e casas de eventos em geral adotem medidas de auxílio à mulher em situação de risco e vulnerabilidade.
Se o projeto for sancionado pelo prefeito, os estabelecimentos terão de fixar cartazes divulgando o tema; capacitar funcionários sobre como proceder nesses casos e acompanhar possíveis vítimas a ambientes seguros.
De acordo com o autor, vereador Cícero Brito (MDB), essa seria mais uma ferramenta de proteção contra assédio e violência, incluindo divulgação de telefones da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
A Câmara também votou projeto determinando que todas as escolas, públicas ou privadas, tenham carteiras destinadas a canhotos. Embora seja uma medida simples, o vereador Messias Brito (PL) diz que poucas escolas se preocupam com isso, causando incômodos e problemas de saúde a estudantes que escrevem com a mão esquerda.
Ainda foi aprovado atendimento prioritário às pessoas com albinismo em consultas dermatológicas e oftalmológicas, diante dos riscos que essas pessoas enfrentam pela reduzida melanina fabricada pelo organismo, conforme texto do vereador Alex Eduardo (Solidariedade).