Trabalho consiste no maior acúmulo de água para a captação da ETA
O Secretário Municipal de Saneamento Básico de Cosmópolis, André Cappato, disse que a intervenção de desassoreamento da represa do rio Pirapitingui, se iniciará na próxima semana.
O desassoreamento, que é uma intervenção que retira sedimentos de rios e represas, é uma forma encontrada pela Prefeitura de Cosmópolis, mais precisamente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), para tentar acumular mais água próximo ao ponto de captação de água da cidade
O objetivo da ação é tentar diminuir os efeitos da estiagem, como da falta d´água na cidade. O secretário, em entrevista, disse que os trabalhos já iniciarão na próxima semana, com a chegada de máquinas no leito do rio Pirapitingui.
“Na semana passada, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) nos comunicou que na segunda-feira as máquinas estarão a caminho da cidade de Cosmópolis. E para nós é um orgulho tão grande que o Estado nos beneficiou”, disse em entrevista.
Sobre as obras, o secretário disse que serão feitas a limpeza do canal que leva água do rio Pirapitingui para a Bacia de Acumulação, mais conhecida como represa. São mais de 3 quilômetros de limpeza do canal. O secretário explica que a limpeza se iniciará no rio Pirapitingui, sob a ponte da SP-332, até a chegada no sistema de captação de água na Estação de Tratamento.