Parlamento da RMC se reúne com o presidente do TCE para analisar e discutir boas práticas administrativas na gestão das Câmaras Municipais
O Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas, presidido pelo presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos (PSB), recebeu na manhã desta sexta-feira (06/05) o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, em Paulínia, para tirar dúvidas administrativas e propor boas práticas na gestão das Câmaras Municipais.
O encontro contou com a presença de 16 presidentes de Câmaras da RMC, além dos presidentes dos Parlamentos da região de Piracicaba, da região da Baixa Mogiana, da região de Sorocaba, da região de Avaré, da região de Bauru, representantes da União dos Vereadores do Estado de São Paulo e o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), totalizando cerca de 200 pessoas que acompanharam o evento.
“Temos muitas questões que são pertinentes a todo o Legislativo Paulista. A proposta foi estreitar a relação entre os presidentes de Câmaras e o Tribunal de Contas. Nada melhor do que trazer o presidente do TCE para falar diretamente com os gestores dos Legislativos locais”, disse Zé Carlos.
Foram abordados temas como a inviabilidade atual em comparar cidades com características diferentes e necessidade de uma melhor classificação no Mapa das Câmaras; a quantidade de cargos comissionados nos Legislativos municipais; os procedimentos seguros para recomposição dos subsídios dos vereadores: a devolução de duodécimo; e a necessidade de um canal permanente de orientação e esclarecimento de dúvidas para as Câmaras Municipais.
“O mais importante foi demonstrar aos vereadores que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo tem um caráter pedagógico e que está disposto a ajudar a melhorar os parâmetros para evitar eventuais erros dos legisladores. Nosso objetivo é reforçar o papel das Câmaras como instrumento da democracia”, apontou Dimas Ramalho.
“Saímos desse encontro com perspectivas melhores em relação à gestão administrativa das Casas de Leis, pois percebemos que existe um movimento de estreitar as relações com o Tribunal de Contas”, finalizou Fábio Valadão (PL) o presidente da Câmara de Paulínia e primeiro-secretário do Parlamento da RMC.
Participaram da reunião pela RMC os presidentes de Câmaras das cidades de Campinas, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste e Vinhedo. além dos presidentes das Câmaras de Lins, Mogi Mirim, Guarantã, Reginopólis, Getulina, Jau, Tapiraí, Arealva, Fartura, Iacanga, Tapiratíba, Angatuba entre outros.
Texto e Foto: Diretoria de Comunicação Institucional de Câmara Municipal de Campinas
Desde o primeiro dia como Presidente tenho trabalhado para melhorar a imagem do legislativo e de toda cidade junto à população e aos órgãos de controle. O que aconteceu ontem em Paulínia foi muito importante, muito grande!
Reunião com Presidentes das Câmaras de toda RMC e regionais de todo Estado com o Presidente do Tribunal de Contas de SP em Paulínia!
Feliz, realizado e confiante que estamos resgatando a imagem de Paulínia, tão judiada ao longo da sua história