Câmara obriga tendas e cadeiras para quem aguarda atendimento em agências bancárias

Os vereadores de Paulínia aprovaram nesta terça-feira (19/4), durante a 12ª Sessão Ordinária, proposta para que agências bancárias instalem tendas e assentos na frente de seus prédios, com o objetivo de proteger os clientes de exposições climáticas.

Para virar lei, o texto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito. O objetivo é que as tendas ocupem trecho do passeio público. Já as cadeiras devem ser destinadas principalmente a idosos, pessoas com deficiência e mulheres com crianças de colo.

De acordo com o vereador Alex Eduardo (Solidariedade), autor do Projeto de Lei 35/2022, as agências de Paulínia são de pequeno porte e não conseguem atender internamente a demanda de quem espera por atendimento. Com a pandemia da Covid-19 e as regras contra aglomeração, as filas aumentaram ainda mais.

Outra proposta de Alex, também aprovada, impede que agressores de mulheres e meninas assumam cargos públicos (comissionados e efetivos) no município, com base na Lei Maria da Penha. A idoneidade moral deverá ser comprovada antes da posse.

Passou ainda proposta de Alex para garantir prioridade de atendimento a pessoas com lúpus e ataxia nas urgências, emergências, consultas eletivas e exames na rede municipal de saúde.