APAE de Paulínia faz seminário sobre condutas e práticas na vivência e destaca o respeito à pessoa com deficiência.

Equipe de profissionais, pais de assistidos e convidados tiveram mais de três horas de reflexões sobre os procedimentos da entidade desde a admissão, o convívio e o aprendizado. O evento aconteceu nas dependências da entidade, na noite da quinta- feira, dia 9 de dezembro.
O gestor da APAE, o administrador de empresas, Genézio Pires Luiz, avalia a atividade como um momento de rico aprendizado para os 167 inscritos no Seminário Condutas Práticas na Vivência das Pessoas com Deficiência.
Genézio encerrou o evento com uma fala específica sobre o respeito á pessoa com deficiência . De acordo com o texto publicado no livreto que orientou as atividades do seminário, o respeito começa nas vagas estabelecidas para estacionar.
As pessoas precisam observar a demarcação de faixa onde a pessoa utiliza-se para transitar com cadeira de rodas, muletas ou andadores. Também ainda, deve evitar areia, pedregulhos e materiais de construção nas calçadas e respeitar a preferência nas filas, oferecer ajuda para as pessoas sempre que perceber que há dificuldade para locomoção .
O respeito ao próximo , conforme Genézio, é um princípio cristão e muitas das vezes esquecido.
Cada qual em suas áreas de atuação, integrantes das equipes de profissionais da APAE fizeram seus relatos de como se relacionam com os assistidos desde quando chegam na APAE e o acompanhamento em todo o processo. Eles são conduzidos nas atividades individuais e em grupo pelos técnicos ou equipe multiprofissionais , com o foco em serviço social, terapia ocupacional, artes, pedagogia, informática, psicologia, nutrição, fisioterapia e educação física adaptada.
A plateia recebeu o livreto produzido com o apoio da Prefeitura . Nele, explica em detalhes cada uma das atividades desenvolvidas. Entre os participantes estavam familiares de assistidos e estudantes de áreas específicas. Eles também puderam conhecer dados da realidade do segmento de pessoas com deficiência em Paulínia