Câmara será mais aberta, moderna e sustentável até 2022, diz Presidente

O presidente da Câmara de Paulínia, Fábio Valadão (PL), apresentou nesta segunda-feira (18/10) o programa de Metas e Prioridades no biênio 2021-2022. A partir deste ano, uma norma proposta pelo próprio vereador obriga todo presidente do Legislativo a mostrar diretrizes e planejamento de ações estratégicas durante a gestão.

O programa inclui 16 metas, com descrição, justificativa, prazo e modo como serão aplicadas : dentre elas, destacam-se as ideias de modernizar a estrutura física do prédio, melhorar a segurança, contratar estagiários, revisar leis (inclusive com “revogaço” de normas municipais sem uso) e desenvolver projetos de sustentabilidade, com painéis de geração de energia fotovoltaica e aproveitamento de água.

Até dezembro de 2022, será instituída a “Câmara sem Papel”. Todo o acervo documental e audiovisual deverá ser digitalizado, por exemplo. Valadão espera que a população possa assistir online,  vídeos de sessões antigas. Outro avanço será aproximar os cidadãos do Legislativo, com um site interativo e criação do Banco de Ideias.

O vereador Dr. Grilo (MDB) solicitou mais acessibilidade de pessoas com deficiências. O presidente disse que o primeiro passo será na próxima segunda-feira (25/10), às 14h, por iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, quando a população poderá visitar o prédio e propor melhorias.

Também participaram da audiência pública os vereadores José Soares (Republicanos) e Messias Brito (PL), assim como o diretor-geral da Câmara Municipal, Emmanuel Pinareli, e a assessora de Políticas Públicas da Presidência, Arilane de Alencar Freitas.

As metas e prioridades já foram protocoladas no Tribunal de Contas do Estado e agora serão apresentadas ao Ministério Público e à Prefeitura.