Hospital de Campanha: Paulínia está na rota de Investigações da Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a Operação Carga Implosiva para apurar fraude em licitação relacionada à contratação de empresa para montagem de dois hospitais de campanha na cidade de Paulínia, durante a pandemia de covid-19, entre abril e maio de 2020, no valor de R$ 4 milhões.
O Jornal O CROMO acompanhou o caso na época e publicou dados de um extenso relatório produzido por integrantes da Polícia Civil que trazia nomes de integrantes da administração municipal como participante de um processo de contratação da empresa .
A investigação, iniciada a partir da abordagem de um caminhão suspeito de conter carga roubada, em 6 de abril de 2020, revelou uma série de indícios de irregularidades em processo licitatório para selecionar e contratar empresa especializada em montagem de hospitais de campanha.
Apesar da contratação não ter sido finalizada, a investigação demonstrou que isso se deu por circunstâncias alheias à vontade dos envolvidos, configurando crime de fraude à licitação, cuja pena é de 4 anos de prisão.
Como a operação da Polícia Civil se deu exatamente no período da Campanha Eleitoral , o fato teve muita repercussão na cidade e por meio de uma representação de representantes da administração municipal , a Justiça Eleitoral mandou recolher a edição do Jornal o Cromo que já estava em circulação , mostrando todos os detalhes. O inquérito policial foi arquivado pelo entendimento de que o contrato não se consumou .
O Ministério Público da cidade ( Fórum de Paulínia) tomou conhecimento do fato por meio de uma representação feita por um munícipe. Nela foram juntadas cópias do relatório produzido por policiais que consta desde a apreensão da carreta e outros documentos .
O MP pediu para a Polícia Civil confirmar a autenticidade do relatório produzido por policiais no momento da apreensão da carreta , o que desencadeou um processo que trouxe á publico documentos como cotação de empresas, cópias de e- mails e notas de empenho e notas de hospedagens .
O nome Operação Carga Explosiva se deve á referencia feita pela Polícia Civil á Carga de equipamentos para a montagem dos hospitais de campanha na cidade de Paulínia.
A Operação envolve, 60 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, nos estados de São Paulo (cidades de Campinas, Paulínia, Sumaré, São José do Rio Preto e capital) e Santa Catarina (Florianópolis e Biguaçu). As ações acontecem em endereços ligados a pessoas físicas e jurídicas relacionadas à licitação fraudada, com o objetivo de colher provas e identificar os envolvidos.