Jornal O CROMO -  Plano de Desenvolvimento Urbano


Plano de desenvolvimento urbano



 

 

 
Prefeitura de Paulínia participa da 1ª Oficina Regional 

A Prefeitura de Paulínia, por meio das Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, participou da primeira oficina do processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), realizada em Campinas, que integrará os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional.
A oficina sub-regional teve o objetivo de promover discussões técnicas e visando o debate técnico sobre os eixos estruturantes do PDUI – Habitação e Vulnerabilidade Social; Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial; Meio Ambiente, Saneamento e Defesa Civil; Mobilidade Urbana, Transporte e Logística.

Para discutir as demandas, os gestores municipais foram acompanhados por gestores da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Urbano), da Unicamp, por meio do CEDE (Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico) e NEPO (Núcleo de Estudos de População) e da Agemcamp.

O secretario de Proteção e Defesa Civil, José Carlos Almeida, um dos relatores, debateu o assunto “Defesa Civil” e destacou a importância da integração. “A nossa participação é muito importante, tivemos a oportunidade de conhecer o levantamento das principais demandas regionais, e Paulínia tem trabalhado para uma maior integração na Região Metropolitana”.

Esta é a primeira de três oficinas regionais a serem realizadas. Participaram desta primeira oficina, além de Paulínia, os gestores dos municípios de Campinas, Indaiatuba, Morungaba, Itatiba, Valinhos e Vinhedo. A segunda oficina acontece no dia 20 de junho, em Holambra, com os municípios de Holambra, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna e Pedreira; e a terceira no dia 28 de junho, em Nova Odessa, com os municípios de Nova Odessa, Americana, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Santa Bárbara D' Oeste.